O resumo do balanço de segurança pública referente às 72 horas, de 21 a 23 de Junho do corrente ano, do Comando Provincial da Polícia Nacional, destaca que, no campo da sinistralidade rodoviária, oito pessoas morreram em acidente de viação, causados pelo excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.
Do acontecimento, vinte e cinco ficaram feridos, dos dezassete acidentes registados naquele local e os danos materiais foram avaliados em quatro milhões de Kwanzas, segundo o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Nestor Goubel, que falava à imprensa, nesta segunda-feira, 24 de Junho.
Durante o período, foram operacionalizadas 99 barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, tendo resultado na detenção de 46 cidadãos nacionais pela suposta autoria do crime de Condução em Estado de Embriaguez, oito por acidente de viação, dois por Condução Perigosa e mesmo número por suposta autoria do crime de desobediência ao agente da autoridade.
“Foram apreendidas seis viaturas, sendo duas arroladas em processo-crime e quatro por infracções ao código de estrada, 116 motorizadas, das quais duas arroladas em processo-crime e 114 por infracções ao código de estrada”, disse.
Na mesma senda, foi feita a detenção de três armas de fogo de diferentes calibres, sete armas brancas, trinta quilogramas de estupefaciente do tipo liamba, quatro aparelhos electrónicos de Terminais de Pagamento Automático (TPA), seis telemóveis de diferentes marcas e utensílios de uso domésticos, antes em posse dos marginais.
O responsável manifestou também que foram esclarecidos 113 crimes, que resultaram na detenção de cidadãos nacionais e estrangeiros, com idades compreendidas entre 16 e 58 anos, sendo 68 em sequência investigativa e 45 em execução de mandatos, no que o âmbito da repressão e prevenção dos crimes violentos diz respeito.
Desmantelados seis grupos de rixas
Fruto de denúncia pública e um aturado trabalho de Inteligência Policial, foram desmantelados seis grupos de marginais que se dedicavam à prática dos crimes de rixa e roubo em residências e na via pública no município de Viana, resultando na detenção de vinte e um cidadãos, com idades compreendidas entre 16 e 36 anos, integrantes dos mesmos.
Apela aos cidadãos no sentido de se manter vigilantes e atentos, pautando por uma postura preventiva e denunciar todos aqueles que utilizam armas brancas ou de fogo para o cometimento de crimes, para que os amigos do alheio sejam responsabilizados criminalmente.