A menor, que em vida se chamou Dineusa Baptista, de 10 anos de idade, residia no distrito urbano dos Mulenvos de Baixo, bairro da pedreira, e conheceu a morte no dia 19 de Maio. O crime aconteceu por volta das 21 horas, no interior de uma residência.
“As investigações apuraram que o crime se deu quando o acusado, ao aliciar a menor com o valor de cem kwanzas, encontrou resistência, facto que o levou a agir sob fortes ameaças de morte, e abusando-a sexualmente”, esclareceu, o porta-voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho.
Com a intenção de abafar os gritos proferidos pela menor durante o ilícito acto, o implicado pressionou o pescoço da criança com os membros superiores, facto que resultou em morte. De acordo com a fonte, para ocultar o crime, e introduzir o cadáver numa fossa ou enterrá-la, envolveu-a num lençol branco, onde permaneceu durante 24 horas, enquanto aguardava por um momento de pouco fluxo de pessoas na residência.
Manifestou ainda que, da inspecção que foi submetido o cadáver, verificou-se que este apresentava várias escorreações nas regiões da cabeça e dos membros inferiores. “Para a frustração do acusado, o SIC-Luanda, através da direcção de investigação criminal, deteve o implicado, indiciado nos crimes de abuso sexual, concorrido com homicídio qualificado em razão dos motivos de sufocação”, sublinhou.
O SIC-Luanda tranquiliza a população, de modo geral, e reitera o seu inteiro compromisso na contínua luta contra a criminalidade, sublinhando ainda que aqueles que insistem em pôr em causa a paz social terão a mão pesada da justiça.