Três cidadãos foram detidos pelo Serviço de investigação Criminal em Luanda, por estarem implicados na tentativa de arrombamento da caixa de dízimo da paróquia São Francisco de Assis, em Viana, bem como no roubo da imagem da nossa Senhora da Muxima
Com o objectivo de furtar a imagem da Nossa Senhora da Muxima e o dinheiro que se encontrava na caixa de dízimos, os três cidadãos passaram-se por fiéis, tendo inclusive participado da missa.
Tudo se desencadeou no dia 30 de Julho, segundo o porta-voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho, por volta das 21h00, em Viana, bairro Vila Sede, Rua 11 de Novembro, no interior da Igreja Católica São Francisco de Assis.
“Os implicados, ao fazerem- se passar por fiéis, acompanharam a missa que decorria e, ao terminar, esconderam-se no interior da igreja, até que o fluxo de pessoas diminuísse. Vendo o local vazio, um dos implicados, em posse de um martelo e escopro, dirigiu-se ao cofre onde são guardados os dízimos e ofertas da igreja e tentou arrombar o cadeado, porém, sem sucesso”, conta.
Não desistindo, e já com o apoio dos comparsas, dirigiu-se à gruta em que se encontrava a imagem da Nossa Senhora da Muxima e, com os mesmos materiais, arrombaram o cadeado, abriram a gruta e, no instante que retiravam a estátua, foram surpreendidos pelo vigilante da referida igreja que os indagou, e sem justificativa, meteram-se em fuga.
Participado o ilícito, segundo o porta-voz, os efectivos realizaram investigações que resultaram na detenção dos implicados, bem como na apreensão dos meios utilizados na acção ilícita.