O FAS, Instituto de Desenvolvimento Local, formou, recentemente, 39 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) no âmbito do Programa de Fortalecimento da Resiliência Familiar, denominado Kwenda.
João Katombela, na Huíla
Os 39 formandos, que receberam os seus diplomas de fim de curso ontem, são dos municípios da Chibia e Caluquembe.
Com os documentos, os mesmos vão poder desenvolver as suas actividades nos respectivos municípios de proveniencia.
Na ocasião, o coordenador geral do FAS, Instituto de Desenvolvimento Local para as províncias do Namibe, Huíla e Cuando Cubango, Frederico Sanumbutwe, destacou a importância dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário no desenvolvimento de todas as componentes do Kwenda.
Por outro lado, Frederico Sanumbutwe, pediu aos recens formados que apliquem tudo o que foi apreendido ao longo dos 21 dias de formação para que o programa de assistência social gisado pelo Governo angolano seja executado sem sobressaltos.
“Os ADECOS são um pilar fundamental para todos os passos do Programa Kwenda, nomeadamente, cadastramento, diálogo comunitário, validação, pagamentos e monitorização”, frisou, lembrando que os referidos técnicos são a “ligação entre as famílias, a comunidade e parceiros neste exercício do executivo angolano que visa levar os serviços sociais mais próximos aos cidadãos”.