As causas dos acidentes de viação prendem-se essencialmente com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, que resultaram em quatro mortos, 23 feridos, danos materiais avaliados em mais de 14 milhões de kwanzas, e 281 cidadãos automobilistas sancionados com multa por diversas infrações ao Código de Estrada.
Estes dados de sinistralidade rodoviária resultam de um total de 20 acidentes registados no último fim-de-semana. De acordo com o porta-voz da PN em Luanda, Nestor Goubel, no mesmo período foram apreendidas três viaturas, destas, duas arroladas em processo-crime e uma por infracção ao Código de Estrada, bem como 118 motorizadas, destas, quatro arroladas em processo-crime e 114 por infracção ao mesmo Código.
Durante o período, foram operacionalizadas 104 barreiras de contenção de velocidade e cal- mia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, tendo resultado na detenção de 16 cidadãos, sendo 15 por condução em esta- do de embriaguez e um por corrupção activa.
O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional procedeu ainda à apreensão de duas ar- mas de fogo de diferentes calibres no território operacional do Cazenga; recuperou aparelhos electrónicos, utensílios de uso doméstico, 201 botijas de gás butano de 12 kl, 104 pneus de viaturas de diferentes modelos, antes, em posse dos marginais, e deteve 172 cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes.
“No âmbito da repressão e prevenção dos crimes violentos, foram esclarecidos 128 crimes, destes, 85 em flagrante delito e 43 em execução de manda- tos, que resultaram na detenção de cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 16 e 56 anos”, disse Nestor.
O porta-voz aproveitou a oportunidade para apelar aos encarregados de educação ou tutores de menores no sentido de redobrarem a vigilância sobre os seus educandos, inerentes aos locais que frequentam, o que fazem e quais as companhias, de forma a prevenir que estes sejam vítimas de malfeitores, ou que entrem em conflito com a lei e tenhamos uma quadra festiva segura e no aconchego familiar.
Apelam de igual modo os cidadãos no sentido de procederem à denúncia de todos aqueles que fazem uso de armas brancas e de fogo para alterar a ordem e tranquilidade pública.