O presidente reeleito da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José Amaral “Maninho”, toma posse hoje, terça-feira, às 17:30, no Cantinho do Desportista, no Complexo da Cidadela, em Luanda.
José Amaral “Maninho” foi confirmado no sábado, 19 deste mês, no Anfiteatro Paulo Bunze, tendo em vista o quadriénio olímpico 2024/2028. O presidente reeleito da FAAND, que concorreu sozinho, revelou que um dos objectivos desse mandato consecutivo é aumentar o número de clubes. “Angola tem nesta altura 140 equipas.
E nos próximos tempos a pretensão é conseguir os lugares cimeiros a nível mundial com a selecção feminina”, prometeu José Amaral. A Federação Angolana de Andebol (FAAND) foi fundada a 20 de Maio de 1974 e foi nomeado como presidente o senhor Francisco António de Almeida.
Por esse motivo, todos os anos, a 20 de Maio, celebra-se o Dia Nacional do Andebol, para assinalar o dia em que, pela primeira vez, se organizou um torneio da modalidade em Angola. Em 1976, a federação começou a funcionar oficialmente.
A FAAND está filiada na International Handeball federatiion (IHF), na Confederatión Africaine de Handeball (CAHB) e no Comité Olímpico Angolano, com a autorização do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD).
A Federação Angolana de Andebol supervisiona as actividades das 18 associações provinciais do país. Anualmente, a Federação organiza o Campeonato Nacional, em ambos os sexos, a Taça de Angola e a Supertaça, em todas as categorias.