No âmbito da garantia de financiamento apresentada e da linha de crédito do Banco Standard Chartered, o Governo angolano vai comprar 600 novos autocarros para garantir a continuidade e concretização do programa de expansão dos transportes públicos.
O Presidente da República autorizou a despesa no valor de 323.500.000, 00 de euros e a formalização da abertura do procedimento de contratação simplificada, pelo critério material, por razões de financiamento externo. O contrato de fornecimento dos 600 autocarros será celebrado entre o Ministério dos Transportes e o Consórcio Opaia Europa e IDC International Trading DMCC.
De acordo com o despacho presidencial, a que o jornal OPAÍS teve acesso, há a necessidade de se garantir a continuidade e concretização do Programa de Expansão dos transportes Públicos para o cumprimento das prioridades estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) e no Plano Director Nacional do Sector dos Transportes e Infra-Estruturas Rodoviárias (PDNSTIR).
Eis que é autorizada à ministra das Finanças a iniciar a negociação do empréstimo e a assinar todos os documentos e contratos que sejam necessários para o financiamento do contrato, e ao ministro dos Transportes a aprovação das peças do procedimento, bem como para a celebração e assinatura do correspondente contrato.