Setenta e duas matrizes de suínos foram entregues neste sábado, no município da Chibia, província da Huíla, a 36 famílias vulneráveis, para fomento da suinicultura, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Cada família recebeu um macho e uma fêmea, da raça large white, a fim de estimular o melhoramento genético da espécie suína, gerar renda, criar postos de trabalhos e combater a fome e à pobreza nas comunidades.
Trata-se da segunda entrega de matrizes no ano em curso, sendo que a primeira aconteceu em Outubro, tendo sido distribuídos 50, para o empoderamento de 25 famílias camponesas.
Em nome dos beneficiários, Jaíde dos Santos manifestou gratidão pelos animais que vai servir para potenciar a actividade do seio das famílias.
“O gesto vai estar estampado nas nossas memórias, pois vai garantir o fortalecimento económico e impulsionar os negócios para o desenvolvimento sustentável das famílias”, continuou.
Por sua vez, o administrador da Chibia, Sérgio da Cunha Velho, pediu aos beneficiários a cuidarem ds melhor forma possível para que depois sejam os mesmos a disponibilizar matrizes para o mercado e a administração adquirir para as outras famílias, replicando para gerar mais rendas.
Durante a entrega foram ainda distribuídos diversos inputs agrícolas a quatro associações agrícolas de mulheres, doados na semana finda pela vice-presidente MPLA, Luísa Damião, duarante uma visita efectuada na circunscrição.
Em relação aos inputs agrícolas, o administrador afirmou que esperam por bons resultados na presente campanha agrícola com os apoios prestados nas mesmas.
Fez saber que as associações agrícolas das Mulembas, da Lufinda, da Fazenda Amélia e das Mulheres Unidas que receberam os inputs são constituídas por mais de 30 mulheres cada.