O evento, que saudou o dia do profissional de radiologia, contou com a presença de especialistas que abordaram sobre a importância dessa área para se obter diagnósticos mais apurados, além das mais recentes tecnologias e práticas que vêm moldando a área de radiologia.
Durante o encontro, que durou mais de 5 horas, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre vários assuntos como imagiologia e urgência, ecografia na urgência, indicações de urgência e emergência, doppler trans-craneano, neurocisticercose, importância do TAC na prática clínica, importância do TC na politrauma, RX tórax na urgência, emergência e urgência em radiologia.
Além de se discutir sobre as melhores técnicas para cada tipo de caso, os profissionais que lá passaram para partilhar conhecimento disseram que a radiologia está em constante evolução, e eventos como aquele são fundamentais para manter os profissionais actualizados sobre as inovações que podem melhorar a qualidade do diagnóstico e do atendimento ao paciente.
Por seu turno, Licínio Brito, médico especialista em radiologia, disse que, na nossa realidade, as áreas que têm beneficiado mais da radiologia são as de neurologia, as patologias do tórax e genecologia obstetrícia, porém, ainda se debatem com desafios ligados à tecnologia.
“Nós ainda temos algumas dificuldades para manter uma criança imagiológica. Os aparelhos de tomografia, de ressonância, são poucos”, disse.
O evento também abordou temas como a importância da formação contínua e do trabalho em equipe entre radiologistas, médicos e outros profissionais da saúde para garantir diagnósticos mais precisos e rápidos, deixando patente que a radiologia é uma peça-chave no diagnóstico precoce de doenças, e a colaboração interdisciplinar é essencial para melhorar a saúde.
O workshop, além de atrair radiologistas, médicos de diversas especialidades, técnicos e estudantes também estiveram presentes, reforçando a importância da educação continuada e do aprimoramento profissional na área da saúde.
POR:Stélvia Faria