Uma enfermeira foi detida recentemente na província do Cuanza Sul por estar envolvi- da no desvio de medicamentos do hospital. A confirmação da detenção foi- nos dada pelo Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), no dia 12 de Janeiro.
A enfermeira, de 34 anos, e quatro vigilantes com idades compreendidas entre 31 a 37 anos, estão a ser acusados de desviarem fármacos no interior do Hospital 17 de Setembro, no município do Sumbe.
De acordo com o subinspector Tomás António, a enfermaria, que coordenava a acção quando em serviço de chefe de turno, corrompia o corpo de segurança com um montante de 20.000 kz, para facilitar a saída dos produtos daquela unidade hospitalar pública.
Os mesmos foram detidos através de um trabalho de inteligência policial, onde foram flagrados em posse os seguintes produtos sanitários: 14 frascos de água destilada, 10 ampolas de Tramadol, 14 Sistema de Soro, nove Ampolas de Dexametazona, duas Ampolas de Artmether, oito Ampolas de Dipirona, 14 Ampolas de Ampicilina, 14 Ampolas de Cepal, um Balão de Soro Fisiológico, um Rolo de Adesivo, dois Soros de Ciprifloxacina e uma Caixa de Luvas hospitalar.
Os produtos apreendidos naquela unidade sanitária reflectem como prova do crime. Os implicados já foram encaminhados aos órgãos de justiça para a subsequente responsabilidade criminal.