O Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla, através do seu Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) procedeu, hoje, na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, a detenção de dois cidadãos, com idades compreendidas entre os 47 a 54 anos de idade, por posse de mercúrio
João Katombela, na Huíla
A detenção aconteceu na manhã de hoje, por via de uma investigação no âmbito do programa de combate ao tráfico e comercialização de minerais estratégicos que está a ser desenvolvida pela Polícia Nacional.
De acordo com o chefe do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais, superintendente Pendro Mendes Cassoma, o produto apreendido tem origem na província do Cuando Cubango e teria sido comercializado na cidade do Lubango no valor de AO 500.000,00.
“Os investigadores detiveram os nacionais José Manuel Monteiro, mais conhecido por Manuel, solteiro de 54 anos de idade e José Cabinda, também conhecido por Zé, solteiro de 74 anos de idade, em posse de uma garrafa de 50ml cor verde contendo no seu interior uma substância de cor cinzento que presume-se ser mercúrio”, explico, acrescentando ainda que, “instados, responderam que adquiriram o produto através de um amigo que reside na província do Cuando Cubango”.
Por outro lado, o responsável do DIIP local acredita que existe mais indivíduos envolvidos no crime, pelo que, frisou, diligências prosseguem para determinar os demais que ainda andam soltos.
Pedro Mendes Cassoma garantiu que os dois cidadãos detidos vão ser apresentados ao Ministério Público, que poderá encaminhá-los a um juíz de garantia.