O Serviço de Investigação Criminal em Luanda, através da sua Direcção Municipal do Kilamba-Kiaxi, deteve um cidadão de 19 anos de idade, acusado de ter matado um adolescente de 17 após terem se desentendido, numa casa de sucatas, por causa de um fio de cobre.
O acusado está a ser indiciado no cometimento do crime de homicídio qualificado em razão dos meios, com recurso a uma arma branca-faca de cozinha, porquanto no dia 11 de Janeiro de 2025, na comuna do Golfe, terá se desentendido com a vítima que respondia pelo nome de Eugénio de Brito, de 17 anos de idade.
As investigações apuraram que o facto ocorreu cerca das 17h00 do frisado dia, no interior de uma casa de pesagem de resíduos sólidos, vulgo sucatas, quando a vítima se deparou com o implicado no interior daquele espaço, pois lá se dirigiram no sentido de pesar algum material ferroso.
De acordo com o porta-voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho, apurou-se que o implicado terá pedido um fio de cobre à vítima, pedido que lhe foi negado, gerando um desentendimento. “O implicado, já em posse de uma faca de cozinha, e sem dó nem piedade, desferiu dois golpes nas regiões das costas e do pescoço da vítima, causando graves ferimentos que, mesmo ao ser socorrido numa unidade sanitária, veio a sucumbir horas depois”, disse.
A detenção teve o efeito célere pelo facto de muitos cidadãos já se comprometerem em denunciar factos criminais. Deste modo, foi o detido presente ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias que determinou a medida de coação mais gravosa – A Prisão Preventiva.
O SIC-LUANDA alerta aos cidadãos de modo geral a evitarem a prática de acções criminosas, pelo que, o combate a estas práticas tende a ser cada vez mais cerrado e eficaz.