O Serviço de Investigação Criminal na província do Bié deteve um suposto agente da polícia nacional, acusado de burlar 11 milhões e 900 mil kwanzas, sendo uma das vítimas seu próprio pai.
Segundo um documento do SIC, o implicado ludibriava seu progenitor de ser sub-inspector, colocado no Comando Municipal do Huambo e, para atingir a oficial superior, solicitava mais valores monetários para tal promoção.
O pai, de 67 anos de idade, é tenente-coronel das FAA na reforma.
O suspeito foi detido na quarta-feira, no bairro Cambongue, município do Chinguar, no âmbito da Operação Foco-1, que o SIC desencadeia em todo território nacional.
De 31 anos de idade, o mesmo é acusado ainda nos crimes de uso ilegítimo de designação e uniforme. É presumível integrante de uma rede de burladores, que enganavam cidadãos com promessas de integrarem as fileiras do ministério do Interior, em troca de valores monetários.
De acordo com o documento, diligências prosseguem com vista a detenção de outros envolvidos nesta rede criminosa.
Ainda no âmbito da operação Foco-1, foram detidos três cidadãos que comercializavam diamantes falsos. Com os mesmos foram encontrados 15 pedras falsas, duas armas de fogo do tipo AKM, quatro pistolas, uma caçadeira, três motorizadas, seis motores de motorizadas e 33 quilogramas de estupefaciente.