Com 250 criançasatendidas pela fundação e crianças órfãs do Lar CAREMA, e com o objectivo de promover a interação social e criar memórias para os pequenos, que todos os dias enfrentam grandes desafios, a Fundação Ana Carolina realizou na passada sexta-feira, 20, a celebração de fim de ano.
A Fundação apoia os pequenos prestando serviços de fisioterapia, consultas variadas como: ortopedia, neurologia, psicologia e nutrição, além de doar medicamentos e alimentos. Em entrevista à imprensa, Paula de Morais, presidente da Fundação, disse que continua com dificuldades de encontrar médicos especializados na área que saibam trabalhar com os meninos.
“Infelizmente, em Angola, não tem curso de terapia ocupacional e terapia da fala. E importa frisar que as terapias ocupacional e da fala não são apenas para crianças, os adultos também precisam”, disse.
Assim, o dia-a-dia com as crianças desta fundação tem sido uma batalha, por serem crianças de famílias carenciadas, onde muitos pais não têm condições de fazer as terapias três vezes por semana, por exemplo, por falta de condições financeiras (dinheiro de táxi), para além da desnutrição que afecta as crianças atendidas pelo centro, pelo facto de não terem o que comer. A fundação conta com 15 funcionários, dentre eles médicos voluntários.
A presidente salientou ainda que além das dificuldades de equipamentos, estão as de recursos humanos e a capacidade para ajudar as famílias. Para 2025, a fundação almeja fazer uma nova casa totalmente adaptada para os meninos com necessidades especiais, e tentar abrir os cursos de terapia ocupacional e terapia da fala. Facto que será benéfico para um cuidado mais especializado às crianças da fundação.
A “celebração do fim do ano” aconteceu sob o lema: um mundo de magia e fantasia. Teve como objectivo a promoção e a interação social e a criação de memórias para os pequenos que todos os dias enfrentam grandes desafios.
A festa contou com a presença do músico gospel Miguel Buila, e um show de mágica, bem como outras entidades que testemunharam o evento. Um momento de muita alegria e diversão que ficou guardado na memória dos pequenos. Localizada no Benfica, rua 21, a Fundação Ana Carolina foi fundada em 2016, já realizou mais de 16.760 acções gratuitas nas áreas de fisioterapia, terapia da fala e ocupacional, consultas de ortopedia, neurologia, psicologia, nutrição, além de entrega de medicamentos, fraldas, alimentação, vestuário e equipamentos de mobilização.
A Fundação Ana Carolina tem como missão trabalhar para que essas crianças atinjam o potencial máximo, superem limitações e contribuam para uma sociedade que aceite mais as diferenças, na base dos três pilares fundamentais para a Fundação: Incluir, Reabilitar e Capacitar.