Oito pessoas perderam a vida em consequência de um acidente ocorrido, na manhã de hoje, na Estrada Nacional 105, concretamente na localidade de Tchitunda, arredores do município do Lubango, capital da província da Huíla.
João Katombela, na Huíla
O acidente é fruto de uma colisão entre duas viaturas, sendo uma pesada e outra ligeira que circulavam nos dois sentidos da via, tendo igualemnte resultado na carbonização total da viatura de marca Toyota Hiace, em que seguiam viagem 18 pessoas.
De acordo com algumas testemunhas no local, o excesso de velocidade e o mau estado da via é apontado como a presumível principal causa do sinistro.
José Mbiongo, que circulava com triciclo na mesma via, conta que no local havia um outro camião que, em função dos buracos existentes na via, preferiu dar prioridade à viatura de marca Toyota Hiace.
“Eu estava atrás do camião e um outro parou para dar prioridade ao Hiace, mas um outro camião tentou fugir um outro buraco na sua faixa e foi contra o Hiace, daí só vimos já muito fumo e chama”, contou, acrescentando ainda que “conseguimos retirar 10 pessoas que foram levadas aos hospitais da cidade”.
No local, estava presente os efectivos do Comando Provincial dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, que apesar de não ter evitado que as chamas consumissem totalmente a viatura de marca Toyota Hiace, impediram que o mesmo acontecesse ao camião.
Teresa Abel, porta-voz dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros na Huíla, disse que as oito pessoas morrem carbonizadas no anterior da viatura que fazia serviço de táxi no troço quilômetro 40 Lubango.
Em menos de uma semana, este é o terceiro acidente que ocorre na Estrada Nacional 105, tendo provocado a morte de 20 pessoas.