A cidade de Luanda registou fortes chuvas em alguns pontos, ontem e antes de ontem, isto é, no domingo e segunda-feira, que segundo o balanço apresentado ao jornal OPAÍS, pela porta-voz dos Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Maina Panzo, aponta para o registo de uma morte e várias ruas e residências alagadas.
O infortúnio aconteceu no município do Kilamba Kiaxi, onde o menor, de cinco anos de idade, identificado por Celestino Cordeiro, foi arrastado pelas correntezas da água e encontrado sem vida numa das valas de drenagem que comportam este município.
Maina Panzo prestou tais declarações quando fazia o habitual balanço do fim-de-semana do SPCB, onde, para além deste facto, registou ainda seis incêndios, tendo cinco sido causados por curto-circuito e um por autoinflamação.
Os incêndios ocorreram no município do Icolo e Bengo, com um caso, no município do Talatona, com dois casos, município do Cazenga, com um caso, e no município de Luanda, com dois casos.
Registaram-se ainda duas quedas de árvores que ocorreram no município de Luanda e no município do Kilamba Kiaxi; uma invasão de enxame de abelha que ocorreu no município de Viana; três bloqueios de portas em Luanda e Belas, com dois casos.
“Relativamente ao nosso minuto de segurança, mais uma vez aconselhar aos automobilistas a fazerem a manutenção periódica nos seus veículos, reduzir a velocidade, respeitar os sinais de trânsito e respeitar as passadeiras.
O segundo conselho é para as donas de casa, sobre o uso do gás butano, de modo a terem mais atenção quando forem confeccionar os alimentos”, finaliza.