O Serviço de Investigação Criminal no Uíge, através do Departamento Municipal de Maquela do Zombo, procedeu nesta segunda-feira, 18 de Novembro, à detenção de um jovem, acusado na prática do crime de homicídio, em que foi vítima uma cidadã de 53 anos de idade, que vida respondia pelo nome de Muavukia Mbuta.
Em cumprimento de um mandado de detecção a ordem da Procuradoria Geral da República (PGR), o Serviço de Investigação Criminal despoletou diligências que resultaram na detenção de um dos implicados de 20 anos.
“Diante dos factos, o Serviço de Investigação Criminal no Uíge levou a cabo diligências e, com base a mecanismos de inteligência criminal, foi possível a localização e consequente detecção de um dos presumíveis autores do crime”, disse o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando.
O crime ocorreu no passado 20 de Setembro de 2024, na aldeia Kitumbo, numa altura em o acusado, na companhia de seu comparsa, ainda em fuga, movidos pela crença que a vítima era feiticeira e seria a culpada da fraca produtividade agrícola nas lavras circunvizinhas, arquitectaram a morte da infeliz.
“No calar da noite, raptaram a malograda até um lugar distante, onde abusaram dela sexualmente e, posteriormente, em acto contínuo, enforcaram-na e de seguida se colocaram em fuga”, disse o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando.
De acordo com o portavoz, o implicado já foi presente ao Ministério Público para os procedimentos legais que se impõe, enquanto se busca localizar o outro elemento envolvido no acto.