Uma viatura de marca Hino, modelo Fuso, capotou, na madrugada de hoje, na Estrada Nacional 105, concretamente no troço Caluquembe Lubango, tendo causado a morte imediata de sete pessoas e ferimentos graves a 10 outros ocupantes.
João Katombela, Huíla
Entretanto, uma das 10 pessoas feridas, que foram transferidas para o Hospital Central do Lubango, não aguentou a gravidade dos ferimentos e acabou por perder a vida, elevando, assim, desta forma, o número de mortes de sete para oito.
A informação foi avançada, hoje, em exclusivo ao jornal OPAÍS, pelo soba da comuna do Hoque, Namuele Caita, que foi uma das primeiras pessoas com autoridade a chegar ao local do acidente, tendo revelado que a referida viatura vinha do município de Caluquembe com mercadoria diversa, com destaque para milho, tubérculos e outras.
De acordo com a autoridade tradicional, só neste ano, este é o terceiro caso que ocorre no mesmo local, porém, é único com o maior número de vítimas. Namuele Caita, acredita que as curvas apertadas que existem no troço, particularmente na entrada da ponte sobre o rio Hoque, é dos factores que vem causando acidentes.
Por outro lado, o soba da comuna do Hoque acredita que a carga poderá estar na origem das mortes e ferimentos a mais de 17 pessoas que vinham do município de Caconda para o Lubango.
“Quando eram três horas da madrugada de hoje, recebi um telefonema a dizer que havia um acidente de viação na ponte sobre o rio Hoque, quando lá cheguei, já havia lá a Polícia Nacional daqui da nossa comuna. Primeiro conseguimos localizar três corpos, quando insistimos, encontramos outras quatro, chamamos a equipa de remoção, removeu os cadáveres e o INEMA levou os feridos para o Hospital Central”, explicou.