O xadrezista, Francisco José, em individual, conquistou, na terça-feira, o torneio “17 de Setembro”, com seis pontos, em sete jornadas semi-rápidas de 30 minutos, e nove rondas do sistema suíço rápido, de cinco, onde conseguiu 7,5 pontos.
O evento, de iniciativa da Associação Provincial de Xadrez da Huíla (APX), em parceria com o ISCED-Huíla, contou com a participação de 34 jogadores. Nas partidas semi-rápidas de 30 minutos, José Francisco, de Luanda, obteve cinco vitórias, dois empates, foi secundado por Lino Belchior, individual, e Honorato Pungo, do Glorioso, ambos com 5,5 pontos.
Já nas partidas rápidas de cinco minutos, em segundo lugar ficou Osvaldo David, Ferroviário da Huíla, e em terceiro Afonso Frederico, Individual, todos com sete pontos.
Em declarações à imprensa, Francisco José fez questão de sublinhar que o segredo do triunfo resultou de uma preparação rigorosa, uma superação, porque no último torneio da Senhora do Monte teve uma má classificação.
Segundo o vencedor, um torneio não define jogador, mas assegura que com o seu empenho vai ajudar Huíla a crescer no ponto de vista do desenvolvimento do Xadrez.