O atleta do Gloriosos Futebol Clube, António Mulangui, venceu, no último domingo, 29, o torneio de fim-de-ano de xadrez, ao somar sete pontos e meio, ao cabo de nove jornadas disputadas no sistema suíço, num ritmo rápido de 10 minutos para cada jogador, na Huíla. Na segunda posição ficou Joaquim Pimentel, do Benfica do Lubango, com sete pontos.
Por seu lado, Francisco José, que representa as cores da Ditrove de Viana, com seis pontos e meio, terminou no terceiro lugar.
De realçar que a cerimónia, organizada pela Associação Província de Xadrez da Huila (APXH), serviu também para condecorar figuras ligadas ao desenvolvimento desta modalidade, com distinção para Simão Nsimba, director da Aliança Francesa, e António Ernesto, veterano da modalidade.
APXH faz balanço positivo
Segundo Braschegues Chaves, o ano de 2024 foi de muito trabalho e grandes realizações para a APXH, onde se destaca a Formação de Professores em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), para introduzir o xadrez nas escolas e comunidades de oito municípios da província.
Fez questão de apontar, igualmente, a realização de campeonatos provinciais e torneios. “Promovemos competições como o Campeonato Provincial por Equipas, que contou com grande adesão dos clubes e núcleos, participação no Nacional por Equipas, que colocou a Huíla no mapa do xadrez nacional.
No período em análise, procederam à entrega de kits de xadrez a municípios da província em parceria com o FAS, fomentando a prática nas comunidades.