A cidade do Soyo, província do Zaire, acolhe hoje a etapa derradeira da segunda edição da maior prova internacional de ciclismo organiza- do pela FACI
Após a folga de ontem, a segunda edição da Volta a Angola, em ambos os sexos, entra, esta Quinta-feira, no sexto dia de competição, com a disputa da quinta etapa. Conforme apurou este jornal, a prova, de contra-relógio individual, será disputada numa distância de vinte quilómetros, pelo que terá lugar, na cidade do Soyo, isto é, na província do Zaire. No dia seguinte, recorde-se, acontece a sexta etapa, com a distância de 145 quilómetros.
Neste Sábado, os ciclistas voltam a entrar em acção para a disputa da sétima etapa, que terá um percurso de 170 km. Ontem, o atleta do Bai-Sicasal- Petro de Luanda, Mário de Carvalho, venceu a quarta etapa com o tempo de 4 horas 53 minutos e 31 segundos, numa prova de 180 quilómetros, que partiu do município do Porto Amboim, no Cuanza-Sul, e culminou na Kissama, província de Luanda. De realçar que a prova visa homenagear os feitos desportivos de Alberto da Silva “Pepino”, falecido, em 2018, vítima de doença, no Hospital Geral de Benguela.
A competição termina domingo, em Luanda, com a prova de 100 Kms de contra relógio. Igor Silva, da equipa Jair Transporte, é o detentor da primeira edição, disputada em 2015. Esta edição conta com participação de 140 atletas, entre nacionais e estrangeiros integrados pelo Zimbabwe, Cabo Verde, Congo e São Tomé e Príncipe. A Volta a Angola “Pepino’2023” já passou por três províncias, nomeadamente Huambo, Benguela e Cuanza Sul, além do município da Quiçama (Luanda).