Com golo de Vanilson, aos 32 minutos, e de Thiago Azulão (aos 45- 4’), o Petro de Luanda está a uma vitória da revalidação do título do Gira- bola 2023/2024, após vitória, por duas sem resposta, ontem, diante do Santa Rita de Cássia do Uíge, em jogo de acerto da 17.ª jornada.
Com esta vitória, no Estádio Municipal 4 de Janeiro, os tricolores reforçaram o comando do Campeonato Nacional, agora, com 60 pontos, mais quatro que o segundo colocado, o Sagrada Esperança da Lunda-Norte.
Para chegar ao título, a equipa do Catetão é obrigada a vencer o Desportivo da Huíla, no Estádio do Ferroviário. Para concretizar essa pretensão, os comandados de Alexandre Santos terão que ‘torcer’ que os diamantíferos, às ordens de Roque Sapiri, percam na visita ao Wiliete de Benguela. Por sua vez, os católicos permanecem na 13.ª posição, com 22 pontos, mais quatro que o último classificado, o União de Malanje.
Para assegurar a manutenção na maior montra do futebol angolano, o representante das terras do Bago Vermelho deve vencer as próximas três partidas. Na ronda 28, o Santa Rita de Cássia do Uíge visita, no sábado, a Académica do Lobito, no Estádio do Buraco, a partir das 15 horas. Durante a partida de ontem, os católicos entraram no “tapete verde” do Estádio Municipal 4 de Janeiro determinados em repetirem a proeza do jogo passado em que vergaram, 1-0, o 1.º de Agosto.
Mas, os comandados de Nzuzi Ngemba não encontravam caminho para circular a bola, vis- to que os pupilos de Alexandre Santos conseguiram fechar bem as linhas em campo. Por esse motivo, os tricolores trocavam melhor o esférico nos três sectores, que permitiu chegarem ao intervalo com a vantagem de dois tentos sem resposta.
No reatamento do jogo, os donos de casa fizeram algumas substituições para inverter a história do desafio, mas os seus avança- dos não conseguiam acertar à baliza defendida por Hugo Marques até ao apito final.