Os candidatos ficam a saber amanhã, às 14:00, na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), quem estará em conformidade para concorrer às eleições de 30 de Novembro deste ano
A Comissão Eleitoral da Federação Angolana de Futebol (FAF) recebeu, ontem, três candidaturas para as eleições aprazadas para 30 de Novembro, tendo em vis- ta o ciclo olímpico 2024/2028, na sede do órgão reitor da modalidade, na Urbanização Nova Vi- da, em Luanda.
Segundo apurou este jornal, o engenheiro Alves Simões e o presidente cessante Artur Almeida e Silva entregaram ontem a documentação à Comissão Eleitoral, encabeçada pelo juiz Kerson Cristovão. Por sua vez, a fonte refere que o empresário Norberto de Castro formalizou a sua candidatura na passada sexta-feira.
A mesma fonte assegura que abertura das listas, de modo a saber quem estará em conformidade para concorrer para as eleições de 30 de Novembro está agenda- se de grupos, os maquisardes, sob a liderança de Mário Soares, deixaram pelo caminho o FC Saint-Éloi Lupopo da República Democrática do Congo (RDC), mercê do triunfo, por três bolas a uma, no cômputo das duas mãos.
No desafio da primeira mão, a turma do Luena venceu por uma bola a zero, com golo solitário de Macaiabo. No embate de resposta, os maquisardes triunfaram por duas bolas a uma, com golos de Tiago e Rúben. DANIEL MIGUEL da para amanhã, na sede da FAF.
Em declarações à imprensa, a mandatária da lista do presidente cessante Artur Almeida e Silva, Naomy Dlamontanha, fez saber que foi cumprido com to- dos os prazos estabelecidos e vão aguardar pelos próximos passos.
Naomy Dlamontanha reconheceu que todos os candidatos são fortes, tendo acrescentado que os amantes do futebol devem estar expectantes para o dia 30 de Novembro.
Por sua vez, o mandatário da lista de Norberto Castro, Adão Simão, disse: “da nossa parte, está feito. Agora, vamos aguardar pela validação da nossa candidatura por parte da Comissão Eleitoral para avançar com a campanha”.
Partilha da mesma opinião o mandatário da lista de Alves Simões, João Feliciano: “vamos aguardar o próximo passo da Comissão Eleitoral”. A campanha eleitoral vai decorrer entre 18 de Outubro e 27 de Novembro.
Candidatos
O empresário Norberto de Castro, em 2020, viu a lista a ser chumbada, uma vez que a Comissão Eleitoral considerou inelegível.
Por outro lado, o presidente cessante da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, está no comandado do órgão reitor do desporto-rei há oito anos, ou seja, há dois mandatos.
Já Alves Simões, com passagens pela FAF, na era Justino Fernandes, poderá concorrer pela primeira vez ao caldeirão máxima da Federação, órgão fundado em 1979.