A nona edição do torneio de futebol salão “Gira Gindungo by Bantu Bet” decorre animada no Campo do Gindungo, no distrito urbano da Estalagem, no município de Viana, em Luanda.
O certame, que arrancou no passado Sábado e termina no dia 12 de Novembro, será disputado por vinte e quatro equipas de vários bairros ou municípios de Luanda, nomeadamente Prenda, Sambizanga, Cacuaco, Golfe 2, Kilamba e Dangereux, no sistema de todos contra todos a uma volta.
Segundo a organização, o primeiro classificado vai receber o prémio monetário de dois milhões de kwanzas, segundo um milhão e o terceiro 500 mil.
Para prestigiar a abertura da prova, os antigos jogadores que representaram Angola no Mundial em Sub-20 e no Mundial da Alemanha golearam, por 7-1, os atletas que actuaram na Taça COSAFA, em jogo amistoso, com destaque para Akwá, Zé Kalanga, Miloy, Kikas, Job, Zé Augusto e outras estrelas.
Na ocasião, o organizador da prova, Manucho Song, disse que a competição tem como objectivo combater a delinquência no distrito urbano da Estalagem.
Manucho Song explicou que a intenção é tirar os jovens do mundo da criminalidade, sendo que hoje tem atletas que participam no torneio que estão a jogar em equipas profissionais.
“O Gira Gindungo é abrangente, uma vez que de Viana só três clubes é que estão a participar, porque as demais são de outros bairros ou municípios de Luanda”, sublinhou.
Por sua vez, o coordenador comercial da Bantu Bet, empresa patrocinadora do evento, Paulo Carlos, disse que abraçaram o projecto do Gira Gindungo para ajudar a tirar os jovens da delinquência.