O director técnico do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Sapalo Muacassanje, garantiu, neste Domingo, a este jornal que a décima quinta edição da Taça José Armando Sayovo, em atletismo adaptado, que não se disputou, neste Sábado, 18, por falta de verbas, foi remarcada para a primeira quinzena do próximo mês.
Sapalo Muacassanje fez questão de assinalar que o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), sob o comando de Palmira Barbosa, tem vindo a redobrar esforços no sentido de a prova vir a ser disputada.
“O governo vai apoiar a prova. É uma certeza.
Teremos luz verde ainda esta semana. Importa referir que será disputada na primeira semana de Abril”, assegurou Sapalo Muacassanje.
A corrida, de dez quilómetros, foi instituída em 2004 pelo Ministério da Juventude e Desportos em homenagem à prestação do antigo velocista deficiente visual, José Sayovo, nos jogos Paralímpicos de Atenas, onde conquistou três medalhas de ouro, incluindo os respectivos recordes.
De realçar que José Armando Sayovo é, até o momento, o desportista angolano com maior conquistas em provas internacionais com destaque para os campeonatos africanos, campeonatos do mundo e jogos paralímpicos.
De realçar que Maria da Conceição e Jeremias Soma, corredores da classe T11 (deficiência visual total), ambos da província do Huambo, foram os vencedores da edição passada.