A Selecção Nacional de futebol em Sub-20 carimbou, este domingo, o passaporte para as meias-finais da Taça Cosafa, qualificativa para o Campeonato Africano das Nações, que terá lugar no Reino de Marrocos, em 2025.
Para concretizar este objectivo, os comandados de Kito Ribeiro derrotaram a Namíbia, por uma bola sem resposta, no Estádio da Matola, na cidade de Maputo, em Moçambique. O desafio contou para a segunda e última jornada do grupo B. Filipe foi o marcador de serviço dos palanquinhas aos 89 minutos. Diante do campeão da edição de 2020, os angolanos revelaram-se superiores do início até aos instantes finais.
Os namibianos apresentaram muitas falhas na primeira fase de construção, assim como no ataque. O combinado nacional termina assim a primeira fase com seis pontos. Na primeira ronda, bateu a Zâmbia, detentora do título, por três bolas a uma. Desta feita, a selecção angolana vai medir forças nas meias-finais com o vencedor do grupo C, formado pelas formações das Ilhas Comores, Malawi, Lesoto e África do Sul.
De realçar que os palanquinhas foram vice-campeões em quatro ocasiões, nomeadamente em (2000, 2001, 2002, 2011). Eis os atletas que representam as cores da bandeira nacional no evento continental: Alfredo Tsumbu, Cristiano Bombasa, Domingos da Silva, Josemar Vunge, Quintino Candudu, Tadeu Gabriel, Luís Eusébio, Lucas Paulo, Célio Nimi, Armando Zacarias, Faustino Ganga, Lourenço Veloso, Valter Monteiro, Emanuel “Manú”, Filipe Quissequel, Bernabé Tomás, AmadoHaidara, Francisco Chiquinho, Ibrahime Boubacar e SimãoPedro.
POR:Kiameso Pedro