A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) terá a curto ou médio prazo uma equipa profissional de xadrez. Na ocasião, o PCA daquela Sonangol, Sebastião Pai Querido Martins, disse que o desporto ciência enquadra-se no âmbito da responsabilidade social da empresa.
Em Luanda, à margem do recém terminado torneio do “jogo ciência”, alusivo aos 48 anos da empresa, o responsável afirmou que o objectivo é responder às necessidades dos jovens, para, até mesmo no futuro, se tornarem funcionários.
Para Sebastião Pai Querido Martins, a Sonangol conta com trabalhadores jovens e que ao mesmo tempo podem inscrever-se no desporto ciência, permitindo a promoção da modalidade e a evolução intelectual. “O objectivo é termos mais campeões africanos para o país na modalidade individual.
Por isso, reitero que o xadrez fará parte das modalidades a beneficiarem de ajudas para que a modalidade cresça e que a Sonangol também possa beneficiar dos ganhos”, reiterou o PCA.
“Eu sei que é muito difícil para muitos dos jovens terem oportunidade de abraçar e continuar com a prática da modalidade, não só em Angola, como fora do país”, reconheceu.