Com objectivo de atingir o pódio, as selecções nacionais de lutas, em ambos os sexos, já se encontram na cidade de Alexandria, Egipto, palco do Campeonato Africano, que se disputa de 14 a 19 deste mês.
Para empreitada, o combinado angolano rumou para o Egipto, com 13 lutadores, sendo 11 masculinos e três femininos, com missão de melhorar as oitos medalhas da edição passada, na Tunísia, das quais uma de ouro, quatro de prata e três de bronze.
O vice-presidente da Federação Angolana de Lutas e Associados (FALUTAS), António Vemba, afirmou à imprensa, que a selecção será composta por 15 atletas, bastante motivados para competir pelo propósito do país.
António Vemba acrescentou que os outros dois lutadores vão encontrar o grupo no Egipto, já que estão a competir nos Jogos Africanos, em Accra, no Ghana, onde sairão para a outra prova continental.
O responsável reiterou que Angola não vai meramente para participar, mas sim competir e obter o maior número de medalhas de ouro, na medida em que o objectivo é melhorar as conquistas da edição passada e ficar no pódio.
Informou ainda, que em Alexandria, no Egipto, de 24 a 26 deste mês, o país também vai participar no Torneio de qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris2024, em França, com 10 lutadores masculinos e dois (2) femininos.
Para esta prova, António Vemba admitiu que tem como aposta qualificar um ou dois atletas, pela primeira vez, para os Jogos Olímpicos.