No UJ Soweto Stadium, na cidade sul-africana de Joanesburgo, Angola e Zimbábue disputam, esta manhã, o passaporte para a final da décima segunda edição da Taça Cosafa, a partir das 11:00.
Para chegar a esta fase, a Selecção Nacional terminou o grupo A com sete pontos, enquanto o Zimbábue garantiu o apuramento ao terminar como segundo melhor colocado no grupo B.
Entretanto, prevê-se um duelo de desfecho imprevisível, uma vez que ambas as formações reúnem experiência na competição. Os angolanos conquistaram a prova em duas ocasiões, nomeadamente em 2018, nas Ilhas Maurícias, e em 2021, no Lesotho.
Além disso, foram terceiros classificados em duas edições, designadamente em 2019 (Malawi) e 2020 (África do Sul). Por seu lado, o Zimbábue sagrou-se vencedor da competição em 2007, na Namíbia, tendo alcançado o quarto lugar na edição de 1994, na África do Sul.
Na outra meia-final, a África do Sul, vice-campeã, mede forças com a Zâmbia, campeã em título, no mesmo recinto, a partir das 15:00. Ambas as formações reeditam a final da edição passada que teve lugar no Malawi, onde a Zâmbia venceu por uma bola sem resposta. De realçar que a final da competição acontece na próxima sextafeira, dia 13, no mesmo estádio.
Por: Kiameso Pedro