A informação foi avançada a este jornal pelo seleccionador nacional, José Manuel, que destacou a importância da segunda etapa de preparação em solo francês por oferecer melhores condições de trabalho em termos de infraestruturas.
Além disso, o técnico fez questão de sublinhar que a primeira fase de preparação tem sido realizada em regime bidiário, com uma sessão de manhã e outra à tarde, de segunda a sábado, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda. O seleccionador nacional referiu, por outro lado, que está a trabalhar com cinco atletas, dos quais três femininos e dois masculinos.
Trata-se de Juliana Moko (T11- Benguela), Regina Dumbo (T11- Huambo), Emelóide Adelino (T11- Namibe), José Pacheco (T12-Luanda) e Sabino Chipesse (T46-Bié). Deste grupo, sublinhou, serão selecionados dois atletas que vão representar o país na maior montra mundial do desporto.
A triagem será feita após a disputa da 44ª edição do Campeonato Nacional de pista na categoria de seniores, a ter lugar em Luanda, Coqueiros, nos dias 17 e 18 do próximo mês.
Por outro lado, o técnico do combinado nacional convocou também os guias José Haipapa, Abraão Sapalo e Abel Espírito Santo. O treinador-adjunto, José Sapalo, e a fisioterapeuta Paula Luís compõem a equipa técnica. José Manuel destacou que os trabalhos decorrem sem limitações devido ao apoio da gestão do Estádio os Coqueiros e Comité Paralímpico Angolano.
O grupo tem vindo a treinar as técnicas de corrida, nomeadamente saídas, partidas e gestão de esforço durante a corrida. “Os trabalhos decorrem dentro da normalidade. Vale ressaltar que temos trabalhado sem limitações, porque temos o apoio do nosso comité e da gestão dos Coqueiros. Estamos sossegados”, afirmou.
Objetivos no evento
Relativamente às metas traçadas na maior montra mundial do desporto adaptado, José Manuel Ferreira revelou que a selecção angolana pretende melhorar a classificação da última edição. Naquela prova, que teve lugar na cidade de Tóquio, no Japão, o combinado nacional falhou a oportunidade de atingir as meias-finais.
Questionado se acredita na concretização deste objectivo, José Manuel disse não ter dúvidas, justificando que os atletas têm dado o seu máximo durante os trabalhos.
“Queremos superar a marca da entidade anterior. Não conseguimos a qualificação à final e, desta vez, queremos chegar à final. Acredito que iremos atingir este objectivo. Estamos a rabalhar para isso”, afirmou José Manuel.