Selecção Nacional bate Zimbabwe e parte em vantagem para o desafio de resposta

Depois da vitória por 2-1, ontem, as comandadas de Maninho Loide regressam amanhã aos trabalhos de preparação, tendo em vista o jogo de resposta agendado para o dia 26 do corrente mêsDepois da vitória por 2-1, ontem, as comandadas de Maninho Loide regressam amanhã aos trabalhos de preparação, tendo em vista o jogo de resposta agendado para o dia 26 do corrente mês

Nesta quinta-feira, a Selecção Nacional sénior feminina de futebol derrotou o Zimbabwe, por duas bolas a uma, no Estádio 22 de Junho, na capital do país, em desafio referente à primeira mão da 1.ª eliminatória de apuramento à fase de grupos do Campeonato Africano das Nações (CAN), que vai decorrer no Reino de Marrocos, em 2026.

Arminda Lopes “Ary Papel” foi a marcadora de serviço das Welwicthias, sendo que o tento das forasteiras foi apontado por Rivumbo. Neste encontro, as angolanas revelaram-se superiores em todos os momentos, visto que o adversário mostrou-se perdulário tanto na defesa quanto no ataque.

Em função deste resultado, a selecção angolana sob o comando técnico de Maninho Loide abriu excelentes perspectivas de apuramento.

Para carimbar o passaporte à fase seguinte, as Welwitchias precisam apenas de empatar a zero.Para tal, a equipa técnica vai montar uma estratégia conservadora, uma vez que no seu reduto o adversário vai agigantar-se.

A partida da segunda mão está agendada para a próxima quarta-feira, ou seja, dia 26, na cidade sul-africana de Pretória, casa emprestada pelo Zimbabwe.

Reacções Reagindo à vitória, o treinador da Selecção Nacional feminina de futebol, Maninho Loide, reconheceu que as jogadoras tiveram uma boa prestação no jogo. “Hoje, o grupo vai descansar e amanhã volta ao trabalho para preparar o desafio da segunda mão”, explicou. Por sua vez, Cátia Alves, central da Selecção Nacional, disse ao jornal OPAÍS que o jogo foi bom, uma vez que o objectivo foi cumprido.

Eis as eleitas de Maninho Loide: Guarda-redes – Maria Muecalia (Petro de Luanda) e Sardinha António (1.º de Agosto); Defesas – Sandrinha António (1.º de Agosto), Cátia Alves, Helena Malungo e Manuela Simão (Petro de Luanda); Médios – Henriqueta Luanda, Margarete Salvador, Mantondo Matuvova (1.º de Agosto), Ana da Costa, Edmara José (1.º de Agosto), Ivone Gonga (MalanjeSport Clube), Nety Mamadu, Teresa Evaristo e Rufina Pedro (Petro de Luanda); Avançados – Sara Luvunga (TP Mazembe), Paulina NSumbo (Nacional de Benguela), Arminda Lopes (4 de Junho do Huambo), Cândida Gunza, Cristina Makua, Ruth Lopes eZeferinaCaupe (1.- º de Agosto), MariaVieira (Carmone do Uíge) e Domingas Luís (Petro de Luanda).De realçar que o conjunto nacional conta com uma participação em prova do género, em 2002, na Nigéria, onde não passou da fase de grupos.

 

Por: Kiameso Pedro

Exit mobile version