O técnico Pedro Gonçalves afirmou, na noite de sábado, em Bouaké, que a Selecção Nacional possui um plano táctico bem definido para o jogo com o Burkina Faso, dia 23, na última jornada da fase de grupos (D), do CAN`2023.
Falando em conferência de imprensa, após o desafio da segunda jornada, em que Angola venceu a Mauritânia, por 3-2, disse que o último jogo da fase inicial da prova, que decorre na Côte d`Ivoire, será decisivo.
Com quatro pontos, na liderança, Angola procurará a qualificação para a fase a eliminar, mas para isso terá de vencer o confronto de terça-fera (23), no Charles Konan Banny Stadium, em Yamussoukro, para não correr riscos.
“Agora vamos tentar manter o ímpeto e buscar a qualificação para a próxima fase. Gostaria de prestar homenagem aos meus jogadores que deram o melhor de si neste jogo, mantendo a paciência”, frisou.
Pedro Gonçalves enalteceu o seu conjunto pela primeira vitória na prova, após empate a uma bola na ronda inaugural ante a Argélia.
Para ele, os seus atletas ultrapassaram um grande adversário, mas enquanto lutadores, têm ainda muito por provar.
O treinador luso destacou, particularmente, o desempenho de Gelson Dala, que resultou em dois golos, acrecentando tratar-se de um grande jogador que precisava de uma exibição igual em prova de tal dimensão.
“Foi um jogo espectacular e de muito empenho. Esta importante vitória permite-nos passar à liderança com um saldo de um golo favorável em relação ao Burkina Faso”, referiu.
Honestamente, acrescentou, a Mauritânia surpreendeu pela sua capacidade de transições rápidas e qualidade ofensiva, mas Angola contornou a situação e obteve o importante triunfo.
Os golos do combinado nacional foram marcados por Gelson Dala, aos 30 e 50 minutos, e Gilberto (53′), enquanto Sidi Amar (43´) e Aboubakary Koita (58´) descontaram para o adversário.
Com este resultado, Angola lidera o grupo com quatro pontos (um empate, uma vitória, quatro golos marcados e três sofridos, seguindo o Burkina Faso, quatro pontos (uma vitória, um empate, três golos marcados e dois safridos).
Recorde-se, a Argélia empatou no sábado com o Burkina Faso, por 2-2, com tentos de Mohamed Konaté (45+3´), Berdrand traoré (71´), e Baghdad Bounedjah (duas vezes, 51´e 90+5´)) para os argelinos