No acerto ao passo da sétima jornada do Girabola 2023/2024, os lundas venceram os libolenses e mantêm-se na quarta posição com 24 pontos, ao passo que a equipa de Calulo é o 14º com seis pontos
O Sagrada Esperança da Lunda-Norte afundou ontem o Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda. Em jogo de acerto referente à sétima jornada do Girabola 2023/2024, o emblema lunda vergou a formação da vila de Calulo por uma bola sem resposta. No tapete verde do Estádio localizado no distrito da Ingombota, o único golo da partida foi apontado por Beny Papel aos oitenta minutos.
Com este triunfo, os lundas, que conquistaram dois campeonatos nacionais, chegam aos vinte quatro pontos, fixando-se na quarta posição. Assim, o Kabuscorp também com vinte e quatro pontos, na terceira posição, sente-se ameaçado, logo tem a obrigação de vencer o jogo seguinte para se livrar. Por sua vez, os libolenses estão na zona de despromoção, na décima quarta posição com seis pontos, e não vence há duas rondas. Na ponta final da primeira volta, a equipa que já conquistou quatro campeonatos não tem tido capacidade para agradrar os seus adeptos nas bancadas. Por isso, no Estádio dos Coqueiros, a equipa verde e branca, apesar de o resultado ter sido magro, foi superior.
A formação do Cuanza-Sul deve queixar-se de si mesma, porque está a viver uma crise administrativa e financeira. O que tem contribuído para o seu desempenho em campo, afirmou uma fonte da direcção da vila de Calulo depois do jogo. Pela forma como vai perdendo pontos, corre o risco, se as coisas não melhorarem na segunda volta, de descer de divisão. Aliás, perdeu os melhores atletas para algumas equipas de Luanda e de Benguela na presente temporada e tudo indica que não terá condições para contratar atletas de vulto para recuperar os pontos perdidos na ronda que agora termina.
A voz dos técnicos
O treinador do Sagrada Esperança, Roque Sapiri, mostrou-se satisfeito com o resultado, uma vez que está próximo dos líderes. Roque Sapiri referiu que os atletas cumpriram o objectivo, vencer e apertar os adversários na tabela classificativa. “ Vamos continuar a fazer o nosso trabalho, visto que a segunda volta será mais competitiva”, adiantou o timoneiro lunda. Para além do Girabola, o Sagrada Esperança prepara, em Luanda, o jogo da Taça da Confederação frente ao SOAR da Guiné Bissau.
Por sua vez, o treinador do Recreativo do Libolo, Luís Quintas, referiu que a equipa está abaixo da sua forma desportiva. “Perdemos o jogo, por isso temos que continuar a trabalhar pensando nos dias que estão por vir”, admitiu o técnico. Luís Quintas referiu que a equipa vai ultrapassar os maus momentos no Campeonato Nacional, porque é necessário conjugar outros factores.