Na abertura oficial da campanha rumo às eleições no 1.º de Agosto, a 30 de Março do corrente mês, para o quadriénio 2024/2028, o candidato da lista B, General Sá Miranda, apresentou um programa de resgate técnico e administrativo da mística do clube
O candidato da lista B à presidência do 1.º de Agosto, para o ciclo olímpico 2024/2028, General Sá Miranda, à luz daquilo que é o seu programa de acção, rumo às eleições do dia 30 corrente mês, aposta em vários eixos. Na magna sala do Museu das Forças Armadas, na Fortaleza, em Lu- anda, sob o lema “unir, renovar e fortalecer rumo às vitórias”, numa mensagem gravada, Sá Miranda fez saber que concorre ao cadeirão máximo do clube fundado por ser sócio e o estatuto permitir.
O candidato da lista B e o seu elenco alegam que apesar de a formação militar crescer do ponto vista de infra-estruturas, ainda assim vive-se um mau momento, por isso é necessário resgatar a mística do clube com base num programa inclusivo e coeso. “Estamos preocupados com a actual situação do clube, por isso temos um grupo de trabalho a altura dos desafios impostos pelo pro- grama de acção”, disse o General nascido na província do Bengo em 1958. Por isso, adiantou com uma equipa comprometidas será possível melhorar e redireccionar o clube,desenvolvendo projectos de natureza administrativa e desportiva.
Sá Miranda fez saber que é necessário organizar a gestão e as finanças, de modo que os sócios, para além de outras formas de aquisição de receitas, sejam um dos activos mais importantes do clube central das Forças Armadas. O candidato referiu que é importante melhorar as condições de trabalho para um ambiente de negócios favorável para atrair investimentos em vários domínios nas estruturas da nação agostina.
Na magna na presença de adeptos, sócios e simpatizantes, o General reiterou a sua mensagem dizendo que o programa contempla a expansão para desenvolver as infra- estruturas do clube, sobretudo o Estádio França Ndalu com espaços de comércio para dar rendimentos a curto, médio e longo prazo. O candidato da lista B frisou que a formação vai e continuará a ser a bandeira do clube, visto que é daí onde o 1.º de Agosto se tornou uma marca dentro e fora de Angola.
“O futebol, basquetebol e o andebol, sem desprimor as demais modalidades, continuarão a ser o cartão-de-visita do clube que já viu desfilar Ndungidi, JeanJacques, Lourenço, Nádia Cruz e outros nomes do desporto nacional’’. Na sua mensagem, Sá Miranda referiu o futebol e o basquetebol, hoje, são modalidades que por si só garantem verbas ao clube em razão das competições em que têm estado inseridas, por isso a aposta será sempre maior.
António Gomes fala da criação da SAD
Entre outros membros da lista B, António Gomes (Tony Estraga) adiantou que o programa conta com a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD), sendo que vai permitir mais investimentos no futuro. Em razão disto, adiantou que do ponto de vista legal os estatutos e outros instrumentos jurídicos que envolvem o clube serão objecto de análise em sede de várias reuniões.
O marketing e comunicação mereceu destaque, aliás o responsável que entre outras áreas esta é transversal, porque abarca a vida do clube interna e externamente e com programas coesos os objectivos serão atingidos. “Aproximar os adeptos e criar casas do 1º de Agosto não só em Luanda, mas naqueles pontos do país em que os adeptos se apre- sentam como membros da família agostina é a meta”, disse António Gomes.
Lista dos membros candidatos
Mesa da Assembleia-geral Presidente, Altino Carlos dos Santos Vice-presidente, Adriano Makiave- la Mackenzie Secretário, Francisco Artur.
Conselho Fiscal Presidente, Hélder José Vice-presidente, Pedro Bernardo Neto Vogal, João da Silva Mendonça Conselho de Disciplina Presidente, Lourenço Santos João Eduardo Machai Vice-presidente, Manuel António Vogal, Mateus Adão Zamba.
Presidente
Gouveia João de Sá Miranda.
Presidente adjunto
Pedro de Sousa Calado.
Membros de direcção Vice-presidente para administração e finanças, Carlos Ferreira de Almeida Gomes dos Santos Vice-presidente para o futebol, Mário de Sousa Calado Vice-presidente para o basquetebol, Armado Carlos Costa e Silva Vice-presidente para o andebol, Ilídio Cândido Manuel Vice-presidente para outras modalidades, Joaquim Constantino Vice-presidente para infra-estrutura e património, Euridice Lurdes Pedrosa Vice-presidente para o marketing, comunicação e imagem, António de Jesus Fernandes .
Vogais de direcção João da Cruz Fonseca João Francisco Adão Lucas de Carvalho da Silva Gabriel Filipe Mangumbala Serafim da Costa Lima António João Neto Lourenço Mateus Bundi António Joaquim Neto João Manuel Miguel Inhala Joaquim Abílio Lápis Abel Jones Piqui António Joaquim Diana Naizola Lopes Futila Carlos Filipe Rebelo Saraiva Djamila Faustina Contreiras da Cos- ta Gonçalo Luís Manuel de Oliveira Furtado Rossana Daniela da Silva Custódia Teodoro Barroso Leonor Ceita José da Costa de Almeida Iracema Adriana Segunda de Almei- da Soares Vilela José Tito Luanda Geraldo Sebastião Vaz Licínia Paula Benge Leito Velho José Sabino Sawanga Kumiku António Gomes – Director Geral.