Rui Falcão, disse que expansão do Desporto Escolar em 70 por cento das escolas do país, até 2027, é uma das metas do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (Planadesporto).
O ministro da Juventude e Desportos fez estas declarações no Fórum realizado no último sábado na Tenda da Rua 11, no Futungo, em Luanda. Aos agentes desportivosRui Falcão apelou o engajamento de toda a sociedade na operacionalização do documento programático que vai reger a actividade desportiva no país até 2027.
“O Planadesporto é um compromisso nacional, não depende apenas do Ministério da Juventude e Desportos, mas sim da mobilização de todos. Do Executivo, do poder local, das federações nacionais, das escolas, clubes, empresas públicas e privadas e da sociedade civil.
A transformação do desporto angolano começa hoje (ontem) e precisamos de todos para concretizá-la”, reconheceu o responsável. Na magna sala, o responsável aidnatou que outra meta que passa por envolver mais de dois milhões de angolanos em actividades desportivas através do desporto comunitário e da prática recreativa individual.
Quanto ao desporto federado, o Rui Falcão disse que nos próximos três anos serão implementadas reformas para garantir maior transparência e eficiência na gestão das federações nacionais. Na próxima semana, a cidade do Lubango, província da Huíla também vai acolher o Fórum sobre desporto, segundo o documento do Ministério.