O presidente da Associação Provincial do Cunene, Apolinário António, disse, neste domingo, que perspectiva revalidar o Campeonato Nacional júnior feminino de xadrez, agendado para Agosto do corrente ano.
Em declarações à imprensa, por ocasião do balanço sobre a participação dos seis jogadores do Cunene, no Zonal B de xadrez, que decorreu de 10 a 16 deste mês, no Namibe, qualificativo ao Campeonato Nacional, Apolinário António considerou positivo em função do Cunene levar apenas para o zonal B cinco atletas em juniores e juvenis, e um sénior, que disputarão de igual forma os jogos com os senhores, que são campeões nas suas provas provinciais.
“Somos os actuais campeões nacionais em júnior, com a atleta Renelsa António, vamos continuar a trabalhar para preservar o título, onde também somos candidatos a vencer o nacional absoluto”, disse.
Referiu que Cunene ocupou o 10º lugar, com o atleta na categoria de júnior, Daniel António, que obteve 3 vitórias e 4 empates no campeonato que contou com a participação de 33 atletas representantes de 17 províncias do zonal B.
Disse que a atleta Renelsa António, que foi apenas para participar e treinar, uma vez que já estava qualificada para o campeonato nacional, por direito dado às províncias, em função do número reduzida de femininos neste zonal, teve três vitórias e um empate.
Recorde-se que Eduardo Domingos, Mwadikange Joaquim, Eduardo de Carvalhos, Eduardo Pedro, na categoria de juvenis, terminaram com três vitórias e um empate.