O presidente da FIBAÁfrica, Aníbal Manave, desloca-se a Angola no mês de Março, no quadro da realização da 31ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino “Afrobasket”, em Agosto de 2025.
De acordo com o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Moniz Silva, a vinda do responsável moçambicano visa a assinatura do contrato.
Prevista para Fevereiro último, a deslocação ao país do líder do órgão que rege o basquetebol no continente africano foi transferida para o próximo mês devido à troca de ministro, com Palmira Barbosa a ser substituída por Rui Falcão.
O líder da FAB afirmou que a parte administrativa que competia a federação foi já cumprida, cabendo a outra parte ao Ministério da Juventude e Desportos, em representação do Governo.
Sem mencionar o caderno de encargos, Moniz Silva disse apenas que o objectivo da candidatura, além do resgate do título continental, também se enquadra nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalarse a 11 de Novembro.
Trata-se da quarta vez que Angola albergará uma edição do Afrobasket sénior masculino, dezassete anos depois, em 2007, no primeiro ensaio em que a prova decorreu em mais de uma cidade além de Luanda, Cabinda, Benguela, Huambo e Huíla.
Angola acolheu pela primeira vez a prova africana da bola ao cesto em 1989 e depois em 1999. A Selecção Nacional soma onze títulos continentais, sendo o primeiro conquistado em 1989, em Luanda, com o técnico Victorino Cunha, e o último em 2013, na Côte d’Ivoire.