O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, e o líder da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Gianni Infantino, reuniram-se no, último Domingo, segundo um documento ao qual este jornal teve acesso.
Foram abordados diversos temas, incluindo a qualificação para o Mundial do Uzbequistão de 2024, a subida de 24 lugares no ranking masculino da instituição nos últimos 12 meses bem como o programa “FIFA Forward” pode apoiar o desenvolvimento do futebol angolano.
No entanto, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, referiu-se nos seguintes termos: “Conversamos sobre as melhores maneiras de utilizar o financiamento do FIFA Forward em Angola para que o país possa desenvolver jogadores talentosos e atingir o seu enorme potencial. Também discutimos como o futebol pode impactar, positivamente, a educação e a sociedade em geral”, disse.
Por sua vez, o presidente da FAF, Artur Almeida e Silva, mostrou-se satisfeito com o encontro. “O futebol angolano assumiu, ontem, uma nova dimensão. No último CAN em que participamos, demos grandes passos, chegando aos quartos-de-final.
Isto está a acontecer em Angola porque graças ao FIFA Forward, temos assistido a uma grande evolução, quer ao nível do pessoal envolvido no futebol, quer ao nível do desempenho dos nossos clubes e também da seleção nacional.
Portanto, estamos agora a colher os frutos de todo o trabalho realizado nos últimos cinco ou seis anos. Como resultado, o futebol em Angola cresceu significativamente”, disse.