No discurso sobre o Estado da Nação, proferido ontem na Assembleia Nacional, o Presidente da República (PR), João Lourenço, adiantou, entre outros assuntos, que o desporto angolano destacou-se nas competições regionais, africanas e mundiais
Na magna sala da Assembleia Nacional, em Luanda, o Chefe de Estado adiantou que Angola se destacou nas competições regionais, fricanas e mundiais com resultados satisfatórios. João Lourenço afirmou que aumentou significativamente o número de praticantes do desporto e da actividade física, destacando-se em especial o fomento do desporto nas comunidades e o processo de resgate dos jogos tradicionais.
O Presidente da República falou do aumento exponencial do número de competições nacionais nos vários escalões e a maior representatividade do género feminino nas diferentes modalidades e escalões, bem como a melhoria da classificação do país nos Jogos da Região 5.
Perante os deputados e outras figuras convidadas, na Assembleia Nacional, o Chefe de Estado referiu-se à construção e a reabilitação de infraestruturas desportivas.
No âmbito do desenvolvimento do desporto nacional, João Lourenço falou da recuperação e reabilitação do Estádio Nacional da Tundavala, na província da Huíla, do Pavilhão Multiusos de Luanda e do Pavilhão das Acácias Rubras, na província de Benguela, assim como da reabilitação parcial do Estádio 11 de Novembro, na província de Luanda.
O Presidente da República frisou também que está em curso as obras de construção do Complexo Desportivo Paralímpico José Sayovo, em Caxito, na província do Bengo e dos estádios de futebol nas províncias do Huambo e do Uíge.