O Petro de Luanda, liderado pelo português Alexandre Santos, mede forças, esta tarde, frente ao Wiliete de Benguela, de Silvestre Pelé, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em desafio a contar para a vigésima nona e penúltima jornada da 46.ª edição do Girabola 2023/2024, Campeonato Nacional de futebol.
Para celebrar o décimo sétimo título do seu historial, a formação do Eixo-Viário terá de sair vitoriosa do encontro e esperar por um empate ou uma derrota do Sagrada Esperança da Lunda- Norte, que defronta o Bravos do Maquis do Moxico.
No embate da primeira volta, os petrolíferos venceram por duas bolas sem resposta, no Estádio Nacional de Ombaka, com golos de Jaredi Teixeira. Na tabela classificativa, o clube do Catetão, fundado em 1980, lidera com 61 pontos, ao passo que o Wiliete de Benguela ocupa o quinto lugar com 40. No lançamento do jogo, o treinador do Petro de Luanda, Alexandre Santos, disse, em conferência de imprensa, que ganhar é imperioso para conquistar o terceiro título consecutivo.
“Para isso, os meus jogadores devem estar ao mais alto nível, porque o adversário tem bons executantes”, alertou. Por sua vez, o treinador-adjunto do Wiliete de Benguela, Adílio Simões, revelou que o
1.º de agosto com missão facilitada na terra da palanca negra Gigante
Com a despromoção do Recreativo União de Malanje à segunda divisão, o clube central das Forças Armadas Angolanas não terá de se aplicar a fundo para regressar a Luanda com os três pontos. Tudo porque o adversário encontra-se com os níveis motivacionais abaixo da média, indicando que os militares sairão das quatro linhas com um resultado expressivo.
Ainda assim, os comandados de Filipe Nzanza devem provar em campo, vis- to que o adversário jogará na condição de visitado. Para contrariar o favoritismo dos militares, o clube de Malanje terá de anular as principais unidades, com destaque para Dagó, Hossi e Cangué. Na ronda anterior, a formação do Rio Seco empatou a uma bola com o São Salvador do Zaire, ao passo que o União de Malanje perdeu para o Bravos do Ma- quis, por quatro bolas sem resposta.
Na primeira volta, o 1.º de Agosto, clube fundado em 1977, derrotou o União de Malanje, por uma bola a zero, com golo de Dagó, na marcação de penálti. Os rubro-negros figuram no sexto posto com 37 pontos, sendo que a formação da terra da Palanca Negra Gigante ocupa o último lugar, com apenas 18.