O Desportivo da Huíla impôs ontem, domingo, um rigoroso empate sem golos ao Petro de Luanda, no Estádio da Tundavala, na cidade do Lubango, no desafio mais aguardado da vigésima oitava jornada da 46.ª edição do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola 2023/2024.
O desafio foi pautado pelo equilíbrio, mas os petrolíferos, liderados pelo português Alexandre Santos, mereciam ter saído das quatro linhas com os três pontos. Tal não se concretizou, porque as melhores unidades do clube do Eixo-Viário, nomeadamente Gilberto, Vanilson, Guedes, Jaredi e Tiago Azulão, foram perdulários no momento ofensivo.
Entretanto, a formação tricolor sai da cidade do Cristo Rei com alguma tranquilidade, pois mantém a vantagem de quatro pontos sobre o segundo classificado, o Sagrada Esperança da Lunda-Norte, que empatou a uma bola com o Wiliete de Benguela, no Estádio Nacional de Ombaka.
Jiresse, aos 55 minutos, apontou o golo do conjunto da cidade das Acácias Rubras, ao passo que Dabanda, aos três, foi o marcador de serviço da turma diamantífera. Com estes resultados, o título da prova rainha do futebol nacional será decidido na vigésima nona e penúltima jornada.
Neste sentido, o Petro de Luanda, clube fundado em 1980, recebe o Wiliete de Benguela, de Silvestre Pelé, no Estádio 11 de Novembro, a partir das 16:00, enquanto o Sagrada Esperança terá pela frente o Bravos do Maquis do Moxico, às 15:00.
Na tabela classificativa, os tricolores lideram com 61 pontos, sendo que os diamantíferos, às ordens de Roque Sapiri, mantêm- se no segundo lugar, com 57. Recorde-se que o Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul, tetracampeão nacional, não entrou em acção nesta ronda, por imperativo de calendário.
são salvador impõe empate ao 1.º de agosto no França Ndalu
Ontem, no Estádio França Ndalu, no bairro Cassequel, na capital do país, o 1.º de Agosto e o São Salvador do Zaire não foram além de uma igualdade a uma bola, no desafio que contou para 28.ª jornada da prova rainha do futebol nacional.
Coxe abriu o marcador aos 44 minutos na sequência de um apagão defensivo do conjunto militar, sendo que um auto-golo de Júlio evitou a derrota da turma de Filipe Nzanza. Em função deste resultado, a formação do clube central das Forças Armadas Angolanas mantém-se no sexto lugar com 37 pontos. Por seu lado, o clube liderado por Finda Mozer continua na décima primeira posição, com apenas 27.
No prosseguimento da ronda, Santa Rita de Cássia do Uíge e Académica do Lobito empataram a uma bola, em desafio disputado no Estádio 4 de Janeiro. O Bravos do Maquis do Moxico, de Mário Soares, derrotou o União de Malanje, por quatro bolas sem resposta. Já o Kabuscorp do Palanca e o Desportivo da Lunda-Sul não foram além de um empate sem golos. No Tafe, o Sporting de Cabinda perdeu para o Interclube por duas bolas a uma.
Eis os desafios da próxima jornada: Desportivo da Huíla – Desportivo da Lunda-Sul, São Salvador do Zaire – Santa Rita de Cássia do Uíge, União de Malanje – 1.º de Agosto e Recreativo do Libolo do Cuanza- Sul – Kabuscorp do Palanca. De realçar que o Interclube folga nesta ronda, por imperativo de calendário.