Depois do áudio sobre corrupção no futebol, que vazou nas redes sociais em Junho passado, a nova temporada vai ser oficialmente aberta, amanhã, no Estádio de Ombaka, na província de Benguela, às 16:00
O Petro de Luanda e a Académica do Lobito abrem amanhã a nova época futebolística no país, no Estádio Nacional de Ombaka, província de Benguela, às 16:00.
Na terra que viu desfilar nos relvados jogadores como Sarmento, Vicy, Castela, Paulão, em memória, Minhonha, Saul, Akwá e outros, as duas equipas vão bater-se pelo primeiro troféu da temporada a qual já vai tarde.
O atraso deu-se por força das sanções tomadas pelo Conselho de Disciplina da federação ao Petro de Luanda, Kabuscorp do Palanca e a Académica do Lobito, em sede do escândalo de corrupção no futebol, em Junho passado.
Em reacção, os clubes implicados no processo interpuseram um recurso com efeito suspensivo ao Conselho Jurisdicional da Federação Angolana de Futebol (FAF), uma vez que estavam nas eliminatórias de acesso às Afrotaças.
No mês passado, o Conselho Jurisdicional decidiu e “livrou” o Petro e a Académica, mas apertando com multas de peso, sendo que o Kabuscorp do Palanca baixou para a segunda divisão e o seu presidente, Bento Kangamba, foi supenso por quatro anos.
Em razão disto, dirigentes desportivos, adeptos e amantes do desporto-rei no país teceram críticas duras ao órgão que rege a modalidade há mais de 30 cacimbos.
Os dirigentes alegavam que a planificação para o arranque da temporada no dia 03 de Setembro já estava feita, logo com a realização do sorteio do Girabola, Campeonato Nacional, a festa do desporto-rei arrancaria no dia 15 do referido mês, mas não foi possível.
Assim, os planos administrativos, por parte dos clubes, tiveram que ser alterados, na medida em que os trabalhos de campo decorriam sem sobressaltos, porque era importante dar corpo à prova.
Por isso, mais do que falar nos cantos, os dois clubes estão motivados, aliás carimbaram o passe para a fase de grupos na Liga dos Clubes Campeões Africanos, assim como para a Taça Nelson Mandela.
Apesar de não estarem ainda no auge da forma desportiva, tricolores e lobitangas têm a obrigação de proporcionar um espectáculo à altura das encomendas na província com tradição no desporto-rei, Benguela.
Por conta disto, ao longo da semana, os treinadores das duas formações “fintaram” os jornalistas que pretendiam saber mais detalhes sobre o jogo, uma vez que os adeptos e amantes do futebol estão com sede de jogos. Portanto, que vença a melhor formação em campo!