As formações do Petro de Luanda e do 1.º de Agosto medem forças esta tarde no Estádio 11 de Novembro, na capital do país, no ajuste de calendário referente à décima sexta ronda da 45.ª edição do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola 2023/2024.
O desafio não se realizou na data inicialmente marcada pela Federação Angolana de Futebol (FAF), devido ao engajamento dos tricolores na Liga dos Campeões Africanos.
Trata-se do 87.º encontro entre as duas equipas mais tituladas do futebol angolano, sendo que os tricolores venceram a competição por 16 vezes, contra 13 dos militares.
Embora o clube do Catetão esteja a atravessar um momento digno de registo na presente edição da prova, ao contrário da formação do Rio Seco que mergulha numa crise financeira, ainda assim, o desafio promete ser bastante equilibrado, pois os clássicos são imprevisíveis dentro das quatro linhas.
No embate da primeira volta, os petrolíferos venceram na secretaria, em virtude da utilização irregular de Bruno de Jesus por parte do emblema fundado em 1977.
No histórico de confrontos, recorde-se, os comandados do português Alexandre Santos somam 34 vitórias, contra 28 dos pupilos de Filipe Nzanza.
Há um registo de 24 empates e 163 golos marcados, sendo 91 para os tricolores e 72 para os rubro-negros.
No primeiro desafio entre ambos, isto é, em 1981, a formação do Eixo-Viário bateu a turma central das Forças Armadas Angolanas, por duas bolas sem resposta.
Na tabela classificativa vigente, o Petro de Luanda e o Sagrada Esperança da Lunda-Norte partilham a liderança da prova rainha do futebol com 53 pontos cada.
Resultados registados na ronda 16
O Desportivo da Lunda-Sul e o Bravos do Maquis do Moxico empataram a uma bola, resultado registado no duelo entre União de Malanje e o São Salvador do Zaire.
O Interclube venceu o Desportivo da Huíla, por uma bola sem resposta, sendo que o Sagrada Esperança bateu o Santa Rita de Cássia do Uíge por três bolas a zero.
O Kabuscorp do Palanca derrotou o Sporting de Cabinda, por 4-2, enquanto o Wiliete de Benguela venceu o Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul por 2-0.