O Petro de Luanda isolou-se na liderança do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2023/24), com 57 pontos, ao vencer, sábado, na capital do país, o Kabuscorp do Palanca, por 3-2, em jogo da 27ª jornada, disputado no Estádio 11 de Novembro.
Os golos da equipa “petrolífera” foram apontados por Guedes (10′), Kinito (19′) e Gilberto (55′), ao passo que Castro (66′) e Dasfaa (68′) marcaram pela formação “palanquina”.
A turma “tricolor” tem mais quatro pontos em relação ao segundo colocado, o Sagrada Esperança (53pts), enquanto que o Kabuscorp é o quarto, com 42.
Logo no primeiro minuto, Gilberto, após receber um passe do meio-campo, tentou surpreender mas o remate rasteiro e fraco saiu à figura do guarda-redes Landú.
Em seguida, foi a vez de Jaredi, que até penetrou na área oposta, entretanto, frente a frente com Landú, atirou ao lado.
Aos 10 minutos, o Petro adiantou-se no marcador (1-0), na sequência de um lance em que Jaredi, a partir da ala direita, cruza para o remate de Guedes, sem hipótese para Landú.
Volvidos 19′, Kinito, em complemento a um cruzamento de Gilberto, cabeceia e fez o segundo tento do anfitrião (2-0).
O primeiro sinal de perigo da turma do Palanca aconteceu apenas aos 27 minutos, numa jogada em que Dasfaa desfaz-se de dois defensores, com o remate a passar muito próximo da baliza de Hugo Marques, mantendo-se o 2-0 até ao intervalo.
No reatamento, o Kabuscorp continuou permissivo defensivamente e num contra-ataque, seguido de troca de bola, Jaredi serviu Gilberto, que defronte à baliza, fez o terceiro golo para o Petro (3-0).
O Kabuscorp reagiu, aos 66 minutos, com o recém entrado Castro a ser derrubado na área adversária. O árbitro Aílton Carmelino assinalou grande penalidade.
Chamado a cobrar, o mesmo Castro reduziu a desvantagem para 1-3.