O Petro de Luanda terminou invicto a primeira volta do Girabola, Campeonato Nacional de futebol, com 34 pontos, numa prova amputada no número de participantes, em função da desqualificação do Isaac de Benguela.
Esta é a primeira vez na história que a competição é disputada com concorrentes em número ímpar, 15, obrigando que uma equipa descanse por cada jornada, após a formação benguelense ter anunciado dificuldades financeiras junto da Federação Angolana de Futebol (FAF).
O Girabola 2023/2024 iniciou a 28 de Outubro de 2023 e durante às 14 jornadas os campeões nacionais obtiveram 10 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota.
Os tricolores, que somam 17 troféus no total, marcaram já 24 golos e consentiram apenas seis na primeira volta desta 45ª edição do evento nacional.
Comparativamente à temporada passada 2022/2023, o Petro de Luanda também terminou a primeira volta na liderança, com 37 pontos, mais três que na presente prova.
Depois de comandar a competição durante algum período, o Desportivo da Lunda-Sul consentiu empate a uma bola diante do Sagrada Esperança, no fimde-semana, em jogo de acerto à sexta jornada, descendo para o segundo posto, com 33 pontos.
Os lundas do Sul ultrapassaram os principais candidatos ao título, designadamente, o 1º de Agosto, 5º/21 pontos.