O Petro de Luanda conquistou hoje (sábado), em Kigali, Rwanda, a Liga Africana de Basquetebol (BAL – sigla em inglês), ao derrotar o Al Ahly de Benghazi, da Líbia, por 107-94, na final da competição.
Trata-se da 4ª edição do evento continental de clubes.
Foi a segunda final do campeão angolano, totalista desta prova na versão liga, antes designada campeonato.
Apesar de estreante, a formação da Líbia não foi uma adversária fácil, como demonstram os três empates no primeiro período em 11-11, 14-14 e 17-17, mas com o Petro a vencer no fim, por 26-24.
No entanto, por conta do eficaz jogo exterior, o Al Ahly de Benghazi conseguiu uma vantagem que forçou o técnico do Petro a solicitar o segundo “time out”.
Os ” tricolores” saíram em desvantagem ao intervalo por 40-52.
No reatamento, os angolanos esboçaram uma recuperação e diminuíram a desvantagem para seis pontos (53-59), mas ainda continuavam muito faltosos.
O Petro voltou a entrar no jogo com dois triplos de Gerson Gonçalves, altura em que se registou mais dois empates 73 -73 e 75-75, resultado final do terceiro período.
No último e decisivo quarto, o equilíbrio manteve-se, com o cinco “tricolor” a jogar tudo o que tinha, ante um adversário certeiro nos lançamentos de curta e longa distâncias.
O norte-americano Nicola Faust voltou a ser decisivo nos momentos cruciais, ajudando o Petro na vantagem de 89-84.
Na ponta final, ambas as formações optaram pelo resguardo defensivo, mas foi o Petro que, ao optar pela defesa a zona, conseguiu tranquilidade no marcador (94 -86), acabando o desafio em chapa 100 (107-94).