O Petro de Luanda “apertou” ontem o Sagrada Esperança da Lunda- Norte na tabela classificativa do Girabola 2023/2024. No acerto da décima oitava jornada, a formação tricolor cilindrou o São Salvador do Congo da província do Zaire por 5-0, no Estádio 11 de Novembro.
Com este triunfo, a equipa petrolífera tem os mesmos que o Sagrada Esperança, segundo com 43, e está a um ponto do líder, o Desportivo da Lunda-Sul, 44 pontos. Apesar de ter um jogo díficil com a Lunda-Sul, o emblema do Catetão tem uma vantagem teórica sobre os seus adversários directos.
A equipa tricolor tem dois jogos em atraso com o Santa Rita de Cássia do Uíge e o 1º de Agosto, rival de longa data. O Petro para alcançar o tão esperado primeiro lugar, tem a obrigação de vencer todos os jogos pela frente.
Deste modo, é ponto assente que não será fácil, porque o 1º de Agosto é um adversário a altura e espera vencer para se juntar na corrida ao título. Na equipa tricolor, Alexandre Guedes foi o marcador de serviço fazendo hat-trick aos 8’, 28’ e aos 45 minutos.
Antes do árbitro mandar todo o mundo para os balneários, o avançado Thiago Azulão fez o quarto golo aos 35 minutos.
No reatamento da partida, o domímio do Petro era evidente, mas o ataque continuou a mandar no jogo, tanto é que Inácio Miguel fechou a partida com o quinto golo aos 86 minutos. O São Salvador do Congo mantém-se na nona posição com 21 pontos.
Tricolores vão ao terreno do líder da prova Na próxima jornada, se o Petro vencer o Desportivo da Lunda-Sul, no Estádio da Mangueiras, em Saurimo, e o Sagrada escorregar frente ao Libolo, a formação de Luanda poderá assumir a liderança do Campeonato Nacional, mas a equipa técnica, depois do jogo desta quarta-feira, prefere afastar este cenário.