A Selecção Nacional sénior feminina de andebol estreia-se, esta manhã, pela oitava vez consecutiva, nos Jogos Olímpicos, quando medir forças com os Países Baixos, no South Paris Arena, a partir das 10:00 (hora de Angola), na primeira jornada do grupo B.
No histórico de confrontos, o conjunto europeu leva vantagem, já que soma quatro triunfos contra nenhum das Pérolas Africanas.
Entretanto, as comandadas de Carlos Viver não tiveram um preparação digna de registo, tendo perdido os dois únicos jogos de controlo realizados no Reino de Espanha.
No primeiro encontro, as angolanas perderam com a selecção espanhola por escassos 22-21, ao passo que no segundo e último desafio foram derrotadas pela França, por 33-20.
Embora o adversário seja favorito, as campeãs africanas prometem lutar do princípio até os instantes finais da partida pela vitória.
Na última participação em Tóquio, no Japão, em 2020, a selecção angolana terminou na sétima posição. Angola teve a sua melhor classificação de sempre em 1996, ficando em sétimo lugar, numa prova que se disputou, na cidade de Atlanta, capital do estado de Geórgia, nos Estados Unidos.
Para a mesma série, a França (país organizador) defronta a Hungria, às 18:00, sendo que a Espanha bate-se com Brasil, a partir das 13:00. De acordo com os regulamentos da competição, garantem o apuramento à fase seguinte os quatro primeiros.
Por outro lado, o judoca Edmilson Pedro disse que está preparado para dignificar as cores da bandeira angolana no certame. Edmilson Pedro disse que os trabalhos de preparação decorreram sem sobressaltos em Portugal.
Por: Kiameso Pedro