Na cidade de Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), a Selecção Nacional sénior feminina de andebol está a uma vitória de conseguir o passe à final da 26.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), prova que termina no dia 7 deste mês.
O combinado angolano vai defrontar amanhã, às 16:00, Egipto, no Pavilhão dos Mártires, em jogo referente às meias-finais da competição de clubes mais importante do calendário da Confederação Africana da modalidade.
Ontem, as Pérolas africanas venceram, por 34-15, a similar da Argélia, no Pavilhão dos Mártires, em partida a contar para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações.
As comandadas de Carlos Viver não facilitaram a selecção adversária, uma vez que entraram em campo com a determinação e vontade de vencer semelhantes aos desafios anteriores, ou seja, do grupo B onde venceram os cinco jogos de forma convincente.
Ao intervalo, as angolanas venceram as argelinas por 19-8, onze golos de vantagem, o que espelha bem a superioridade das detentoras do título. No reatamento da partida, o quadro não se alterou, ou seja, a Selecção Nacional continuou a dominar o jogo, porque as argelinas não apresentavam argumentos para travar o jogo ofensivo das angolanas.
Ou seja, a um dado momento as argelinas deixaram de atacar a baliza de Angola, onde a guarda-redes Marta dos Santos teve uma tarde algo tranquila.
Eis as atletas que têm honrado as cores da bandeira nacional no evento continental: Guardaredes: Marta Alberto (Petro de Luanda), Eliane Paulo, Helena de Sousa (1.º de Agosto); Pivôs: Donana Epalanga, Liliane Mário (1.º de Agosto) e Estefânia Venâncio (Petro de Luanda); Pontas esquerda: Marcela Tati (Petro de Luanda) e Nairia Caquintas (1.º de Agosto); Pontas direitas: Balbina Nunda e Márcia Manuel (1.º de Agosto); Centrais:
Regina Santos (Petro de Luanda) e Chelcia Gabriel (Petro de Luanda); Laterais esquerdas: Bernadeth Belo (1.º de Agosto), Marília Quizelete e Vilma Nenganga (Petro de Luanda); Laterais direitas: Juliana Machado (Petro de Luanda), Dolores Rosário (1.º de Agosto) e Suzeth Matias (Petro de Luanda).
De realçar que Angola, campeã em título, comanda o grupo B, com oito pontos, sendo que Camarões e RDC partilham o segundo lugar, com seis pontos cada. As angolanas, que procuram fechar a primeira fase sem der- rotas, almejam o décimo sexto título do seu historial.