As ausências de Gilberto (Petro de Luanda), Hélder Costa e Ivan Cavaleiro marcaram, ontem, a convocatória dos Palancas Negras visando a participação no CAN de 2024 que se disputa de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro, na Côte d’Ivoire
O técnico da Selecção Nacional de futebol de honras, Pedro Gonçalves, explicou, ontem, que decidiu deixar Gilberto e Hélder Costa de fora da convocatória por opção técnica, no âmbito da participação no Campeonato Africano das Nações (CAN) que terá lugar na Côte d’Ivoire, de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro próximo. “Gilberto é um jogador de grande nível.
Foi importante na fase de apuramento para o evento continental. Mas entendemos convocar outros atletas.
Está de fora da convocatória e assumo as minhas responsabilidades. No entanto, poderá ser chamado no futuro”, começou por dizer.
Instado a esclarecer a ausência de Hélder Costa, Pedro Gonçalves referiu-se nos seguintes termos: “o atleta está sem clube neste momento.
Solicitou não estar presente na convocatória por falta de ritmo. Compreendemos”, disse. Relativamente a Ivan Cavaleiro, o seleccionador nacional assinalou que o jogador não estará disponível devido a problemas de lesão.
Pedro Gonçalves ressaltou ainda que os Palancas Negras vão realizar um estágio pré-competitivo nos Emirados Árabes Unidos (Dubai) sendo que a concentração começa no dia 2 de Janeiro.
No primeiro encontro de carácter particular, Angola defronta o Bahrein, no dia 6 do referido mês. Neblú, Kadú, Dominique, Tó Carneiro, Eddie Afonso, Quinito, Jonathan Buatu, Gaspar, Loide Augusto, Nuriu Fortuna, Fredy, Beni, Bruno Paz, Keliano Manuel, Show, Estrela, Zine, Mabululu, Milson, Gelson Dala, Jerémi Bela, Mbala Nzola e Zito Luvumbo são os convocados. Angola vai competir no grupo D com Burkina Faso, Argélia e a Mauritânia.